Radio Music Fitness - Blog - Dicas

| Publicado em 15 de setembro de 2020. - Por: Daniel Netto |

Músicas animadas, de um modo geral, são as que as pessoas mais gostam de ouvir enquanto praticam exercícios. Elas estão presente em peso na academia, seja no ambiente ou nos fones de ouvido. Essa associação não é apenas uma coincidência, como você já deve saber.

A relação da música com os processos cerebrais faz com que ela tenha efeitos benéficos para a prática de exercícios, reduzindo a percepção da dor e do esforço, além de ritmar as atividades. Dessa maneira, a música pode ser utilizada de maneira estratégica na academia, principalmente com playlists atualizadas, diversificadas, com os ritmos do momento e de acordo com o gosto dos alunos.

Contudo, aqui vamos trazer uma outra perspectiva de músicas animadas, como uma maneira de surpreender seus clientes. Antes de falar sobre o assunto, vamos trazer algumas informações científicas sobre a relação do ser humano com a música. Prossiga!


Algumas curiosidades sobre os efeitos da música no ser humano

Escutar música é um hábito comum entre a maioria das pessoas. É algo que se faz nos mais diversos contextos, sejam festas, trabalhando, dirigindo, praticando exercícios e por aí vai. Por ser tão naturalizada, não paramos muito para pensar no quanto o gosto musical e seus efeitos têm relação tanto com nosso cérebro quanto com a nossa cultura.

De um modo geral, a música é capaz de afetar o humor e o comportamento, por interagir com neurotransmissores como a serotonina e a dopamina. Isso pode causar emoções diversas, boas ou ruins. Um bom exemplo desse efeito da música é o seu uso em filmes e como isso muda a percepção de uma cena.

Outro ponto interessante é que, apesar dessa relação com o cérebro, essas mesmas sensações podem mudar de acordo com a cultura. Por exemplo, as mesmas harmonias que podem causar sentimentos de alegria ou tristeza no ocidente podem ter efeitos opostos no ocidente. A razão disso é que a música compõe a nossa memória afetiva, modificando o comportamento hormonal do corpo quando somos expostos a ela. Com essas informações em mente, vamos te contar como músicas animadas podem ser um elemento surpresa no seu espaço para criar momentos únicos!


Use a criatividade com músicas animadas na academia

Falar de músicas animadas na academia parece banal, afinal, as músicas em uma academia necessariamente são animadas. Contudo, quando usamos esse termos, estamos falando de um tipo peculiar de música. Você com certeza já viveu a experiência que vamos trazer como exemplo.

É comum em festas que a música esteja rolando, tudo fluindo, dentro de uma certa previsibilidade. Mas, de repente, alguém coloca um daqueles hits “clássicos”, geralmente de outras épocas, que geram surpresa e entrosamento entre todas as pessoas. É disso que estamos falando! Existem certos ícones da música que são conhecidos por todas as gerações e sempre estão conectados com emoções de euforia e descontração. Pois bem, se você quiser sair da rotina e surpreender seus alunos com uma atividade surpresa, como um flash mob, para promover o entrosamento e proporcionar uma experiência marcante, aqui vão algumas opções:

Essas são apenas algumas sugestões de músicas animadas para tirar a sua academia da rotina. Agora que você entendeu a ideia, basta usar a criatividade e, é claro, entender o que realmente será capaz de alegrar seus alunos!