Radio Music Fitness - Blog - Gestão

| Publicado em 15 de janeiro de 2021. - Por: Daniel Netto |

O fato de que cada negócio possui um perfil diferente de colaboradores, clientes, funcionamento e demais características, leva a dedução de que o gestor ideal para os diferentes nichos também é variável. Contudo, é preciso tomar cuidado com as expectativas dessa natureza.

Deve-se lembrar que a palavra “ideal”, por si só, não se refere a uma realidade, mas sim a uma ideia, fantasia. Se você construiu uma imagem sobre o que um gestor de academia deveria ser e ela não está dando certo na prática, fique tranquilo.

Você não precisa criar um personagem! Existem algumas competências que são necessárias a um gestor ideal. Elas podem ser aprendidas, desenvolvidas e adaptadas à sua própria pessoa. A seguir vamos falar de algumas delas.


O gestor ideal para uma academia precisa ser um bom líder

A capacidade de liderança é indispensável para um gestor de academia. Ele precisa ser uma referência de inspiração, motivação e respeito para os colaboradores e clientes. Afinal, somente dessa maneira haverá empenho e consideração pela marca da academia.

Liderar com eficiência é um dos princípios para uma boa gestão. Mas, o que é liderar bem? Para começar, não é nada parecido com tentar carregar o mundo nas costas. Liderar tem mais a ver com orientar as pessoas, delegar funções e conceder confiança, do que com tentar controlar tudo a mãos de ferro.


O gestor ideal é sempre um ótimo estrategista

Não basta ser um bom líder para ser um bom gestor, embora esse seja um dos principais passos. O senso de planejamento e estratégia é fundamental em qualquer empreendedor, uma vez que se está lidando com um negócio.

De nada adianta inspirar as pessoas se a sua academia não tiver domínio dos próprios recursos financeiros, estratégias de vendas, infraestrutura, manutenção e tudo aquilo que faz com que ela funcione com uma empresa!

Sendo assim, para dar mais um passo em direção ao status de gestor ideal, você precisa se qualificar na área empresarial. Essa capacitação, somada aos conhecimentos da sua área e às suas particularidades farão de você um gestor único e isso irá refletir positivamente no negócio.


O gestor ideal para uma academia sabe se comunicar bem

A comunicação é um elemento fundamental para qualquer negócio e até para a vida. Quanto mais clara e assertiva for a maneira com que alguém se comunica com as pessoas, melhores serão os resultados dessa interação.

É obrigatório para o gestor de academia dominar essa “ferramenta”. Para isso, é preciso saber escutar, analisar as falas e situações e emitir as mensagens certas conforme cada contexto. Um bom exemplo são os feedbacks.

Erroneamente, muitos gestores só oferecem feedbacks aos colaboradores quando algo dá errado e de maneira ríspida. Contudo, o feedback precisa ser um instrumento estratégico na gestão de pessoas, realizado periodicamente e capaz de potencializar as qualidades dos colaboradores ao mesmo tempo em que busca soluções para melhorar o que não está bom.

Poderíamos continuar listando diversas competências capazes de aproximar o dono de uma academia do status de um gestor ideal. Contudo, essas características poderão variar de acordo com cada espaço, além de precisarem de mais do que uma leitura rápida para serem desenvolvidas.

Quer mesmo ser o gestor ideal para a sua academia e colher os resultados disso? Então se qualifique e introduza boas estratégias de fidelização de alunos em seu espaço! Conheça alguns métodos de crescimento para a sua academia na Radio Music Fitness!