Radio Music Fitness - Blog - Dicas

| Publicado em 15 de outubro de 2020. - Por: Daniel Netto |

Existem momentos no gerenciamento da academia em que tudo parece estagnado. Em situações como essa, é comum que duas coisas ocorram: que os gestores tomem medidas desesperadas das quais acabam se arrependendo depois, ou que simplesmente percam a perspectiva.

Entretanto, é preciso saber que, no mundo dos negócios, para a maioria dos problemas existem soluções. A questão é saber encontrar o caminho certo e estar disposto a investir nele. É que muitas das mudanças que precisamos realizar nesses momentos não são fáceis nem rápidas.

Diante da ansiedade por resultados, corre-se o risco de tomar medidas precipitadas e ineficientes, que apenas pioram a situação. A real atitude a ser tomada em contextos como esse é se qualificar, não apenas para resolver os problemas do momento, mas para garantir que os resultados continuarão fluindo.

Se você se encontra em um momento complicado do seu negócio ou deseja evitá-lo, temos uma boa notícia. Você não precisa e nem deve lidar com isso sozinho. A parceria certa te ajudará a encontrar a solução para os mais diversos reveses. A seguir, vamos te mostrar algumas dessas complicações e como você pode lidar com elas. Confira!


1. Suas tentativas de mudança no gerenciamento de academia não oferecem resultados

Uma das situações mais complicadas para um gestor de academia é quando, diante de um problema, ele toma várias atitudes e nenhuma delas funciona. Novas estratégias foram tentadas, cursos e consultorias foram contratados e nada traz resultados.

O problema aqui é que nessas situações ele pode estar lidando com algo que pode até funcionar em outra circunstância, mas não responde ao seu momento atual. Uma das premissas para que uma ação modifique os resultados de uma academia é conhecer o próprio negócio e seu contexto.

É preciso aprender como levantar dados reais sobre o empreendimento, o cliente, o mercado, sobre a concorrência, enfim, a respeito de tudo o que atravessa a sua academia. Só assim, estratégias que funcionam poderão ser aplicadas.


2. O gerenciamento de academia não consegue conduzir a equipe

Existem situações em que se consegue acessar ótimos profissionais, contudo, eles não entregam o resultado esperado. Mesmo após reformas na equipe, você percebe que o problema persiste. Nesse caso, fica claro que essa problemática está no modo de gestão desses talentos.

A questão é que não adianta ter os melhores profissionais, é preciso saber como gerenciá-los. Existem diferentes conhecimentos, técnicas e habilidades a serem desenvolvidas para isso. Por exemplo, será que você consegue ser um bom líder? As estratégias de comunicação são eficientes? Você realiza reuniões para alinhar a equipe?

Questões como essas e várias outras influenciam no quanto o potencial dos profissionais da sua academia realmente serão usufruídos.


3. O preço foi reduzido ao máximo, mas os clientes não chegam!

Por desconhecimento ou desespero, alguns gestores pensam que a redução do preço é a melhor solução para atrair mais clientes ou mantê-los. Contudo, ao fazer isso ao máximo, ele percebe que o problema continua.

Fica claro aqui que lidar com clientes é mais do que oferecer preços baixos, até porque isso é diferente na percepção dos consumidores. A resposta para quem precisa de clientes está no atendimento e no marketing, e para isso não há como improvisar: é preciso conhecer e desenvolver as técnicas adequadas.

Diante de cenários como esse, como já comentamos, a perda de perspectiva é uma das consequências. Contudo, a saída está na busca pela qualificação adequada.

É por isso que com cada um dos problemas exemplificados, é preciso procurar ajuda para otimizar o gerenciamento da sua academia. Acompanhe a Radio Music Fitness e confira várias dicas para a gestão da sua academia!