Radio Music Fitness - Blog - Dicas

| Publicado em 15 de agosto de 2020. - Por: Daniel Netto |

Toda academia é um empreendimento e, por isso, é fundamental o domínio da área administrativa além dos conhecimentos relacionados a área de educação física e afins. O problema é que muitos donos de espaços fitness desconhecem os elementos para executar uma boa gestão de academia.

Isso faz com que, por mais capacitados que sejam como profissionais, tenham dificuldades em alcançar o sucesso como empresários. Portanto, é preciso reconhecer a necessidade de buscar conhecimento na área empresarial e articular com o domínio da área fitness.

Um dos principais elementos que faz uma gestão ser eficiente é a organização. Esse é o primeiro passo para garantir a operacionalização das diversas necessidades que envolve administrar uma empresa. Por menor que seja o espaço da academia, quantidade de alunos, etc. é fato que ela precisa lidar com contas, pessoas, documentos, investimento, custos e afins, correto? Então, não há como escapar!


Quais as consequências da falta de organização na gestão de academia?

Como mencionamos, a gestão de academia envolve diversos fatores, que embora operem em conjunto para um único fim, tem funções diferentes. Se você parar para pensar, cada área tem que lidar com uma diversidade de fatores internos.

Por exemplo, na área de finanças, tem que se receber dos alunos, lidar com a inadimplência, verificar os custos da academia, pagar contas, encontrar soluções para baixas financeiras, analisar a saúde financeira do negócio, distribuir recursos para outros setores, dentre várias outras questões.

Agora, pense que o setor financeiro é apenas uma parte da academia e que várias outras áreas precisam funcionar para que o espaço responda às demandas do cliente, certo? Temos os profissionais envolvidos com diferentes funções, vendas e divulgação da marca, atendimento ao aluno e por aí vai.

Então, o que acontece se cada uma dessas áreas não estiver bem organizada e em harmonia com as demais? Não há maneira delicada de dizer isso: o negócio vai por água abaixo! Portanto, a organização da gestão de academia é um pré-requisito fundamental para que o negócio atinja seus objetivos finais, que é entregar um serviço de valor ao cliente, construir uma boa reputação para a marca e gerar lucratividade.


Como organizar a gestão de academia?

Para começar, é preciso dividir a academia por setores responsáveis pelas diferentes áreas que envolvem o negócio. Cada uma delas deverá ter pelo menos um responsável competente, isto é, uma pessoa qualificada para lidar com aquela questão. Alguns dos setores básicos de uma academia são:

Gestão estratégica

Essa área administra o negócio como um todo, elaborando o plano de negócios; definindo missão, visão e valores da academia; segmentando e delegando funções ao setores; definindo as estratégias; acompanhando a execução dos planos de ação e afins.

Gestão financeira

Esse setor cuida das finanças da academia, garantindo sua saúde e lucratividade. Ela irá lidar com entradas e saídas a partir do fluxo de caixa, orçamentos, contas a pagar e a receber, investimentos, corte de gastos e ações do gênero.

Gestão de pessoas

Esse segmento lida com contratação e gerenciamento de pessoas, isto é, recrutando, selecionando e acompanhando os colaboradores da academia. O ideal é que os profissionais dessa área tenham competência para potencializar o melhor que cada funcionário tem a oferecer, pois isso terá um impacto relevante na experiência do cliente;

Setor comercial

Essa área lida com as vendas, marketing e branding da academia. O atendimento ao cliente também costuma constar na pauta do setor comercial, pois seu objetivo não é apenas atrair novos alunos, mas também conquistar e fidelizar os que já aderiram a academia.

Dividir os setores de maneira estratégica é apenas o primeiro passo na organização da gestão de uma academia. Deve-se providenciar que cada um deles funcione perfeitamente para que o negócio tenha sucesso.

Cada espaço poderá apresentar necessidades diferentes nesse sentido, dependendo da quantidade de alunos, modalidades, posicionamento, recursos disponíveis e questões semelhantes. Caso precise de ajuda para entender quais as melhores saídas para ter sucesso com o seu negócio fitness, conte com as estratégias da Radio Music Fitness!