Radio Music Fitness - Blog - Música

| Publicado em 15 de dezembro de 2020. - Por: Daniel Netto |

Não existe academia que opere no silêncio, mas nem sempre a música é um recurso bem gerenciado. Uma maneira de aproveitar bem algo que já é próprio desse nicho é a music branding.

Considerando o quanto a música é marcante na vida das pessoas, capaz de gerar sensações e influenciar comportamentos, ela não pode ser um elemento aleatório em um espaço como uma academia.

Para além do próprio espaço, o music branding pode ser um grande aliado para tornar a sua marca conhecida e adorada pelos clientes. Vamos falar sobre o assunto.


O que é music branding?

O music branding é uma das ações do marketing sensorial, que reforça a identidade da marca a partir do gerenciamento do seu repertório musical.

Essa estratégia explora o vínculo emocional que a música é capaz de criar para estabelecer uma conexão do consumidor com o espaço.

Na academia, essa ação ainda tem outros impactos, uma vez que a música pode ser um estimulante para os exercícios físicos.

Em síntese, portanto, o music branding investe em estudar o cliente e as características da marca, criando uma identidade musical condizente, atrativa e envolvente.

A partir disso, a academia conquista inúmeros benefícios. Vamos falar de alguns deles a seguir.


Aumento da frequência e permanência dos alunos no seu espaço

Se a música na sua academia traz boas sensações para os alunos, a tendência é que eles estabeleçam um vínculo positivo com o local. Dessa maneira, tenderão a ser frequentes e a ficar mais tempo treinando.

Fora isso, a animação sempre será maior e, consequentemente, os resultados também serão um desdobramento disso, aumentando a motivação do cliente e a credibilidade da academia.


Conquista de novos clientes

Quando um consumidor visitar sua academia e for conquistado pela marca, a tendência de que ele feche negócio é muito maior. Diversos estabelecimentos vendem mais a partir do music branding e com as academias não é diferente.


Fixação da marca

Mesmo quando estiver fora da academia, quando seus alunos escutarem uma música relacionada a uma experiência marcante com o seu espaço, ele se lembrará da sua marca.

Isso também aumentará as chances de que ele indique o espaço e contribuirá para que seja um cliente fiel.

Essas são apenas algumas contribuições do music branding para o fortalecimento da marca de uma academia. O que você achou dessa ideia? Já pensou em adotar essa estratégia no seu espaço? Compartilhe sua opinião nos comentários!