Retenção de clientes: Dicas valiosas para fidelizar seus alunos

Experimente agora por 7 dias!
Não pedimos dados de cartão.

Experimente por 7 dias gratuitamente!

Não pedimos dados de cartão.

Clique aqui

A rotatividade de clientes não é novidade na maioria das academias. Você já parou para analisar a média de alunos que permanece em sua academia por mais de três meses? Se diante dessa reflexão você perceber que mais da metade dos seus alunos não são “clientes fiéis”, não se assuste. Não é exclusividade sua. É uma característica do mercado nacional que mais de 50% dos alunos não permaneçam muito tempo na mesma academia após a matrícula.

Mas não é para se assustar. Isso quer dizer que é para você se conformar com isso? De jeito nenhum! Essa rotatividade é muito prejudicial para o seu negócio, pois o investimento realizado para atrair o aluno até a matrícula é perdido antes que ele possa oferecer um retorno efetivo. Não se contente em ser mais um nas estatísticas. Se você deseja ser um entre os empreendedores fitness que alcançaram sucesso na retenção de clientes, veja as dicas a seguir e modifique sua perspectiva.

Faça uma pesquisa de perfil sobre seus alunos

Rotativos ou não, é bem provável que sua academia atraia um certo perfil de cliente e, se não, talvez seja a hora de você começar a pensar em construir alguns perfis ideais para favorecer o seu negócio. Por quê? Porque esse alinhamento vai facilitar a sua retenção de clientes, uma vez que poderá investir em ações mais coerentes, com um maior número de adesões. Se pergunte: quais os tipos de pessoas que eu quero atrair para o meu estabelecimento?

Consciente dessa importância, inicie uma pesquisa com os alunos que você tem. Elabore um formulário procurando conhecer seus gostos, comportamentos, hábitos, o que buscam na academia, idade, situação econômica, dentre outras informações que possam ser úteis para orientar suas ações de retenção. O ideal é já começar a fazer isso no momento da matrícula.

Transforme sua academia no lugar que o seu cliente quer

Agora você já conhece o perfil dos seus alunos. O que fazer? Analise os dados levantados e confirme: é o público que quero atrair? Se não for, seu estabelecimento terá que passar por uma reciclagem, mas que pode valer a pena. Se for o perfil que você quer, que bom! As ações para os dois casos serão as mesmas, mas a turbulência será um pouco maior para quem quer mudar a “vibe” da academia.

Quais ações são estas?

– Investir em modalidades que mais atraiam os clientes que você quer manter;

– Investir em qualidade e maior proximidade dos professores com os alunos;

– Investir em marketing digital e mídia indoor;

– Fazer campanhas promocionais com base no período que o aluno permanece na academia;

– Investir em segurança e monitoramento de fluxo a partir de catracas eletrônicas;

– Investir em comunicação, organização e boa música, contratando, por exemplo, uma empresa de radio indoor, como a Rádio Music Fitness.

Analise e acompanhe os resultados das suas ações de retenção de clientes

Faça as opções que melhor atenderem ao seu cliente e acompanhe os resultados. A análise de dados é sempre importante! Elabore seu plano a partir da pesquisa com os clientes, coloque ele em prática e avalie de tempos em tempos para entender se está funcionando, fazendo modificações se for necessário.

Parece simples e, na verdade é! A retenção de clientes é uma questão de se dedicar e profissionalizar o seu negócio. Contudo, não pense que o foco é apenas em quem está entrando e ficando. Procure entender também os motivos de quem está saindo. Faça pesquisas de satisfação periódicas. Peça sugestões dos seus alunos. Quanto mais interessado nos seus clientes e no seu estabelecimento você se apresentar, mais magnética será a sua academia e a consequência será um público mais estável.

Complemente essas dicas sabendo mais sobre satisfação de clientes em nosso texto: Satisfação de clientes: o sucesso da sua academia depende disso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *