A importância de contratar uma ótima recepcionista de academia

Experimente agora por 7 dias!
Não pedimos dados de cartão.

Experimente por 7 dias gratuitamente!

Não pedimos dados de cartão.

Clique aqui

Recepcionista de academia atendendo

A recepcionista de academia é muito mais que uma auxiliar. A atuação dessa profissional irá influenciar nos mais diversos aspectos do estabelecimento, refletindo na relação com o cliente atual e em potencial, com parceiros, investidores, organização e imagem do local.

Por ter uma função dinâmica, a recepcionista deve ser uma pessoa de confiança e competente, pois terá acesso e será responsável por questões diversas da academia, principalmente se não houver outros profissionais como auxiliares administrativos, financeiro e afins. Dessa forma, sua função é de suma importância. Falaremos com um pouco mais de detalhes o porquê.

A recepcionista de academia é quem tem o primeiro contato com o cliente

Na maioria das situações em que o cliente entra em contato com a academia, a recepcionista será aquela pessoa com quem ele irá estabelecer o primeiro contato, seja pessoalmente, por telefone, e-mail ou outros meios de comunicação.

Como você já deve imaginar, o primeiro contato é decisivo para que esse aluno em potencial se decida por sua academia ou não, além desse contato ter um efeito de “eco”, isto é, vai repercutir também em como esse interessado no seu estabelecimento falará para outras pessoas desse primeiro contato, podendo promover ou criticar o negócio.

A escolha da recepção reflete a imagem do negócio

Esse quesito é importante para pensar na contratação de todos os profissionais, mas é especialmente importante no caso da recepção da academia pelo motivo que já falamos: é, geralmente, o primeiro contato das pessoas com o seu negócio, e falamos “pessoas”, pois não são apenas os clientes que vão ter uma primeira impressão da sua academia a partir da recepção.

Fornecedores, parceiros e investidores interessados também poderão criar imagens do seu empreendimento a partir da atuação da recepção. A sua competência em escolher bons profissionais é o que estará em jogo em muitos casos. Se você não escolhe bem quem trabalha com você, isso passará uma imagem negativa do seu negócio.

A recepção é uma posição estratégica para vendas e manutenção de clientes

Outro motivo pelo qual a escolha da recepcionista é importante, e é algo a se observar diante de sua contratação, é o seu posicionamento estratégico para vendas. Existirão as oportunidades de novos clientes que irão procurar a sua academia, mas também outra possibilidade, que é a venda de novos pacotes e serviços para alunos que já frequentam o espaço. Portanto, garanta que está contratando uma pessoa capaz de ter essa visão e habilidade para vender e promover o seu negócio.

A recepcionista é responsável por ações que repercutem em todos os processos

Outro ponto que afirma a importância de uma ótima recepção na academia é a função administrativa que, inevitavelmente, a recepcionista exerce. Ela deve ser capaz de organizar os diversos dados com os quais vai lidar, horários, entender como funciona o estabelecimento, sinalizar necessidades e demandas, se comunicar claramente com todos os funcionários e por aí vai. Além disso, é preciso ter em mente que ela vai lidar com diversos dados e funções que exigem confiança e retidão.

Então, o que uma ótima recepcionista de academia precisa ter?

Falamos dos principais motivos que fazem com que a escolha de uma ótima recepcionista de academia seja tão importante. Agora, eis a questão: para cumprir com excelência todos esses aspectos, o que essa profissional precisa ter? O que você precisa observar na hora de contratar uma recepcionista? Bom, vamos a uma breve lista:

1. Paciência

Requisito fundamental, pois ela irá lidar com uma diversidade de pessoas e situações e precisará atender bem a todos, com gentileza, principalmente em situações de tensão.

2. Educação

É preciso considerar que educação é mais do que tratar bem, mas estar alinhada com um conjunto de posturas no modo de comunicação com as pessoas, por exemplo: dar bom dia/boa tarde/ boa noite sempre, chamar as pessoas pelo nome e pronome de tratamento, agradecer, finalizar o atendimento de forma magnética com um “estamos à disposição” ou “esperamos o seu retorno” e outros.

3. Atenção

Esse aspecto consiste em, principalmente, saber escutar o que o cliente precisa e responder com precisão, sem a necessidade de rever constantemente o que já foi falado ou cometer equívocos na resposta à demanda.

4. Proatividade

Como foi mencionado, a recepcionista exerce várias funções, então ela precisa ter a capacidade de se organizar e conseguir lidar com essa dinâmica na rotina de trabalho.

Agora você sabe porque é tão importante a escolha de uma ótima recepcionista de academia e algumas das características que ela precisa ter. O que mais você acha que uma ótima recepcionista precisa ter? Deixe sua opinião nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *